Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de maio de 2013

O Vendedor de enciclopédia.

Era uma pequena chácara, simples confortável, e ali morava Sandra.
Um lindo jardim separava a varanda da estradinha de terra, que levava até a estrada asfaltada.
Sandra lia um um livro na varanda quando de repente apareceu aquele vendedor com sua malinha bastante surrada.
Ele pede pra falar com sua mãe, quer vender enciclopédia. Aimeudeusdoceu, pensa Sandra, vendedor de enciclopédia, é um saco, é tão insistente...
Mas como uma garota educada ela oferece uma cadeira e diz a ele para esperar. Sua mãe deve vir até a varanda logo, são quase seis horas e ela vem até a varanda exatamente as seis horas.
Ele curioso pergunta: desculpe, mas porque exatamente as seis horas sua mãe vem  até a varanda?
Sabe o que é senhor, ha 3 anos atraz o meu pai faleceu, foi um acidente, ele sempre estacionava o carro no acostamento da estrada de asfalto e vinha andando para casa, a estrada não é muito movimentada e era mais fácil deixar o carro lá. Um dia quando ele acabou de estacionar veio um caminhão desgovernado e esmagou o carro do meu pai, ele nem teve tempo de ver o que estava acontecendo. Morreu na hora, pobre papai.
O homem ficou consternado com a triste história mas continuou sem entender porque a mãe de Sandra viria até a varanda as seis horas exatamente. 
Mas Sandra continuou seu relato. Meu pai chegava todos os dias na mesma hora, seis horas, minha mãe nunca se recuperou desse trauma sofreu tanto coitadinha. Naquele dia meu pai tinha ido para o trabalho com uma calça  preta e um casaco branco, e a minha mãe jura que o vê chegar todos os dias por aquela estrada de terra que ele sempre vinha, exatamente as seis horas.
Neste momento a mãe de Sandra chegou na varanda com os olhos fixos na estradinha de terra, e sorriu,  o vendedor de enciclopédia seguiu seu olhar e o que ele viu o deixou sem cor.  Um homem vestindo calça preta e casaco branco se aproximava com ar cansado mas sorrindo para a mãe de Sandra. O vendedor  de enciclopédia ficou apavorado e saiu em disparada como se fugisse de mil demonios. O homem se aproximou beijou a esposa  a filha e perguntou:
Quem é aquele sujeito que saiu em disparada assim que me viu chegar?
Sandra respondeu: Ele queria apenas uma informação,  mas parece que se lembrou de um compromisso urgente...

Autora Neide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário